Buscar
  • Déborah Gutierres

de volta ao trabalho - por onde começar?


Aos poucos nós estamos voltando ao que conhecíamos como normal e novos desafios vão aparecendo. Nos últimos dois anos passamos por situações que nunca passamos antes, aprendemos coisas novas, repensamos hábitos antigos, nos desprendemos daquilo que não é necessário.



Para muitas pessoas esta mudança foi grande o suficiente para fazer questionar as roupas que veste, a imagem que expressa, o conforto daquilo que o abraça. Mas mesmo com todos esses acontecimentos no mundo, precisamos seguir em frente. A questão agora é: como voltar ao trabalho? Como se vestir para trabalhar mais uma vez fora de casa?


Andei refletindo sobre o assunto e reuni alguns pontos que podem ajudar:


- Considere o código de vestimenta

Hoje em dia muitas empresas renunciaram ao código de vestimenta, para o alívio de todos, mas que também pode ser um pouco confuso. Este é um ponto importante a ser visto e se tiver alguma dúvida, pergunte sempre. Baseado neste código de vestimenta (ou não-código) é que você vai conseguir adequar seu guarda-roupa às suas necessidades de trabalho.


- Revise seu armário

Vale a pena depois de tanto tempo sem ir para o trabalho reconhecer o seu acervo e revisar tudo que você tem disponível. Vale anotar novas necessidades que você encontra ou até mesmo retirar peças que não te servem neste momento (você pode colocá-las em uma mala, por exemplo, e voltar a olhar para estas roupas em algum tempo).


- Se organize

Ter separado um tempo na noite anterior ou até de manhã para quem prefere é essencial para você refletir sobre seu look e colocar sempre propósito na sua imagem. Eventos no trabalho como reuniões importantes com cliente ou um dia de trabalho mais prático podem mudar a necessidade de vestimenta que você tem. Pense também no clima e no seu meio de transporte. Tudo pode ajudar no look que você vai usar.


- Tenha pelo menos um look chave

Tenha sempre pronto um look chave que você ama e se sente bem. Às vezes acordamos atrasados, ou o dia anterior é mais corrido e não temos tempo para dar atenção à roupa de trabalho logo de manhã. Para este look vale pensar até em uma fórmula que te deixe feliz, e a partir daí você consegue variar com as peças do seu armário. Lembrando que o ponto chave de cada pessoa é diferente das outras.


- Observe a cultura da empresa

Um ponto que pode ajudar a lembrar a maneira como as pessoas do seu trabalho se vestem é realmente observando. Um terno cinza pode parecer deslocado em uma empresa mais criativa e uma calça jeans pode ser considerado inadequado em uma empresa mais conservadora.

O que pode te ajudar é observar elementos como o site da empresa e até as redes sociais. Pode ser que você encontre os valores da empresa e até mesmo imagens de pessoas trabalhando, fotos do ambiente de trabalho e alguns cliques de eventos.

Lembrando que você já trabalha lá, as mudanças não precisam ser dramáticas, isso serve somente para você se sentir mais seguro e adequado.


- Ponha o seu toque final no look

Esta dica serve até para quem tem o código de vestimenta mais restrito ou que usa uniforme. Sempre há uma maneira de você se expressar através de acessórios, sapatos, cores, maquiagem ou até mesmo o penteado ou corte de cabelo. Este é um ponto que pode variar de acordo com a cultura da empresa, mas sempre existe uma maneira de você expressar sua personalidade e pode ser o ponto determinante para você se sentir confortável com a sua imagem.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hoje é a minha primeira segunda-feira no meu emprego novo, na minha carreira nova. Agora sou consultora de estilo em tempo integral e o que quero dividir aqui é um pouco do que me trouxe até aqui. Par